Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso. Ou seja, podemos entender como talude, qualquer tipo de terreno natural, artificial ou inclinado.
Hoje, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade é a instabilidade de encostas. Isso porque, principalmente em tempos de chuvas constantes, isso pode provocar acidentes catastróficos e colocar patrimônios de empresas e de pessoas em risco.
Além disso, deslizamentos geológicos-geotécnicos podem também colocar vidas em riscos, seja vindo de cima para baixo ou rompendo o próprio talude do corpo estradal rodoviário ou ferroviário.
Portanto, nesse artigo, falaremos sobre o talude, que nada mais é do que um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo.
Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso. Ou seja, podemos entender como talude, qualquer tipo de terreno natural, artificial ou inclinado.
Assim sendo, o estudo dos processos de instabilização de taludes e suas formas de contenção crescem ao mesmo tempo que acontecem os escorregamentos. Isto é, escorregamentos podem acontecer devido a fatores como: aumento da urbanização e do desenvolvimento de áreas sujeitas a escorregamentos; desflorestamento contínuo destas áreas; e aumento das taxas de precipitação causadas pelas mudanças de clima.
Os taludes podem ser distinguidos em dois tipos:
– Natural, que é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento).
– Artificial, que é aquele que foi construído.
Normalmente, é possível encontrar taludes artificiais nas minas a céu aberto, nas barragens de reservatório de água, nas laterais de estradas e ruas, na escavação de um vala para assentamento de tubo de água e até nos fundos das casas construídas em local em aclive (terreno subindo) ou declive (terreno descendo).
Ademais, também podemos caracterizar um talude de duas formas: de corte, que é aquele que se forma como resultado de um processo de corte, de retirada de material; e de aterro, que se forma como resultado da deposição, da terraplenagem e de botas-fora.
Analisamos a estabilidade de um talude através de dois métodos, sendo eles:
– Métodos Determinísticos, onde a medida da segurança é feita em termos de um fator de segurança;
– Métodos Probabilísticos, onde a medida da segurança é feita em termos da probabilidade ou do risco de ocorrência da ruptura.
Todavia, para concluir a análise da estabilidade através de um método probabilístico, são realizados cálculos para definir os fatores de segurança e comparar com os fatores previstos na norma, a fim de verificar se ambos estão de acordo.
Escorregamentos podem gerar custos tanto diretos quanto indiretos. Isto é, os custos diretos podem corresponder ao reparo de danos, relocação de estruturas e manutenção de obras e instalações de contenção. E ainda maiores, os custos indiretos podem corresponder à perda de produtividade industrial, agrícola e florestal, bem como potencial turístico devido aos danos locais e interrupção de sistemas de transporte; à perda de valor de propriedades, bem como de impostos referenciados por ele; e, principalmente, à perda de vidas humanas, invalidez física ou trauma psicológico em moradores de locais afetados por escorregamentos.
Até esse ponto, já é possível determinar a importância dos taludes. Além disso, da importância da contratação de profissionais qualificados para realização deste serviço. Porém, os taludes podem ter também outras importantes funções, tais como:
– Para barragem, quando são construídos com a intenção de barrar um rio e formar um reservatório.
– Para evitar a queda de blocos, quando são essenciais para evitar quedas e rolamentos de blocos que motivariam uma grande instabilidade no terreno.
– Para manutenção e preservação dos terrenos, em que os processos erosivos causados pelas águas pluviais podem ser solucionados pelos taludes.
– Para reforçar o solo e evitar problemas de erosão, introduzindo elementos resistentes através de taludes de escavação.
Como visto, taludes são primordiais em nosso dia a dia e uma importante ferramenta para conhecimento técnico de profissionais da construção civil.
Ao passo que novas construções vêm sendo realizadas e juntamente o aumento da população, é de suma importância a contratação de um profissional adequado para realização desse tipo de serviço.
A MG Sul Engenharia realiza obras comerciais, industriais e residenciais de alto padrão. Nossa equipe é composta por profissionais especializados e nossas obras são executadas somente com materiais de qualidade. Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades!